terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Vamos falar de metas?

Parece que foi ontem que estabeleci as minhas metas - Pessoais e profissionais - para 2018 em meu planner, onde descrevo exatamente tudo que desejo e me proponho para o ano seguinte e a partir desses anseios realizo meu planejamento anual, contemplando cada etapa, cada movimento e cada pessoa envolvida. Desde que comecei a me organizar dessa forma tenho tido mais clareza do meu tempo, dos meus objetivos, das pessoas que caminham no mesmo propósito e da energia gasta com aquilo que realmente vale a pena e faz sentido, porque não há nada mais frustrante que a sensação de um ano "enxugando gelo". E se você quiser ser o dono do seu tempo, da sua vida e das suas intenções é preciso que você conduza as rédeas da sua vida. 

Ao contrário de 2017, quando estabeleci muitos objetivos e obviamente não consegui atingi todos, afinal, não adianta achar que vai abraçar o mundo com as pernas, esse ano fui mais modesta e priorizei o que chamei de: 

Meta ouro 
Meta prata 
meta bronze 

E como defini minhas metas? por prioridades e a partir de um exercício que faço mensalmente chamado roda da vida. Ao preencher cada área da minha vida elegi as três que mais necessitavam de atenção e foram elas: 

Saúde e Bem estar - Meta Ouro
Finanças - Meta Prata
Carreira - Meta bronze

Durante anos negligenciei minha saúde, trabalhando desgovernadamente. Achava chique falar que era workholic e o mais insano, eu amava aquela rotina de 16 horas de trabalho.   Acontece que mais dia, menos dia a conta chega e corpo fala. Nos últimos anos tenho brigado com com a balança e em 2017 veio a conta: Uma gastrite nervosa, que por sorte é moderada. Então, estabeleci meu maior foco, de forma muito consciente: Priorizar minha Saúde e Bem estar. 

Para pessoas que adoram desafios e têm objetivos bem definidos,  chegar ao final do ano e rever as metas, fazendo um check list e mensurando os resultados é algo impagável...É validar que valeu a pena cada nova manhã. 

Sobre minha meta de ouro: 

Meu foco era emagrecer 10kg e transformar gordura em massa magra. No início do ano eu estava pensando 76 kg, e isso estava me incomodando muito. Sobrepeso além de impactar na sua saúde, também influencia no seu emocional e na autoestima. Eu não estava me sentindo nada confortável com aquela situação. O primeiro passo foi estabelecer as tarefas que entrariam nessa meta, o que incluiu uma mudança de hábitos e principalmente FOCO. Então estabeleci meu plano de ação que contemplou de forma bem macro: 

Atividade física 
Reeducação alimentar 
Redução de consumo de vinho 
Redução de consumo de doces 


Resultado: Emagrecei 6 quilos e embora não tenha atingido meu peso desejado, ganhei mais disposição, massa magra, sinto-me mais feliz e o inacreditável aconteceu: Eu aprendi a gostar das atividades físicas e o que no início era uma verdadeira tortura tornou-se um momento de relaxamento e descontração. Foi desafiador priorizar a academia a cada convite e/ou imprevisto, o que exigiu muita determinação e força de vontade. 

Depois de experimentar todas as dietas mirabolantes ao longo da vida - dieta da fruta, dieta da sopa, deita da banana, dieta do abacaxi, dieta do chá, dieta do shake, sem deixar de mencionar os medicamentos que prometem "secar" aprendi que - como tudo na vida - bem estar e saúde exige tempo, dedicação, disciplina e foco, não tem formula mágica.


Em 2019 cuidar da minha saúde continuará entre as prioridades, embora não mais como meta de ouro e meu maior desafio será eliminar o açúcar da minha alimentação. #medo



A foto da esquerda foi tirada em nov/2017 e foi sem dúvida a "minha virada de chave". A foto da direita foi tirada em dezembro de 2018. :) 


Sobre minha meta prata: 


SEMPRE tive uma dificuldade enorme de gerenciar meus recursos financeiros e construir minha liberdade financeira. Por isso, sempre gastei mais do que ganhava e sempre contei com a sorte - e ela é presente na minha vida. Acontece que quando se chega aos 40 anos você começa a rever seu estilo de vida e como você quer deseja estar daqui a alguns anos. Portanto, construir uma planejamento financeiro torna-se indispensável, até porque não faz parte dos meus planos contar com a previdência social. Então estabeleci meu plano de ação que contemplou de forma bem macro: 

Mudança de mindset 
Cursos sobre educação financeira 
Leituras sobre educação e planejamento financeiro
Liberdade financeira - estabeleci um valor X a ser alcançado até 2022. Portanto essa meta continuará nos próximos anos. 

ResultadoFecho o ano realizada com as minhas conquistas e planejamento, que certamente irão refletir no futuro. Tenho aprendido que planejar não significa abdicar daquilo que gosto: comer bem, viajar, receber meus amigos em casa e ter novas experiências. Significa que eu preciso me organizar melhor, estabelecer o que realmente é prioridade e aprender a dizer uma palavrinha mágica: NÃO. Por anos carreguei como crença que quanto mais você doa, quanto mais generosa você é mais você tem, acontece que ajudar/doar é muito diferente de "levar as pessoas nas costas" e percebi que algumas pessoas aproveitavam da minha generosidade. Outro dia li no livro Aprendizados, da modelo Gisele Bundchen algo que fez muito sentido para mim:

"As vezes, a melhor maneira de ser generosa é oferecer aos outros o espaço de que precisam para conquistar a luz com o próprio esforço....Se você é uma pessoa que só dá - seu dinheiro, seu apartamento, suas roupas, seu carro, seu tempo e seu amor - quem está em desequilíbrio é você". 


Sobre minha meta bronze: 

Meu foco foi trabalhar meus GAPS e aquilo que preciso melhorar para atingir meus objetivos de carreira nos próximos dez anos. Assim, realizei cursos, li muito a respeito, me conectei com pessoas que podem me ajudar e clarear minhas ideias, participei de grupos relacionados ao tema e assim concluí uma importante etapa em busca do meu propósito. 

Encerro esse ano com muitas lições, aprendizados e consciente que esse processo não termina junto com o calendário e não importa a velocidade que você realiza uma determinação atividade/ação, o importante é não parar e se distrair com tentações diárias. 

Desejo que 2019 seja um ao de muitas realizações, aprendizados e conquistas. Que você 365 novas oportunidades de ser feliz!

Com Carinho, 

Simara Rodrigues





Modelo Roda da Vida extraído do planner Annima e que utilizo 


Tenha critérios bem definidos 


Exerça a consciência 




FOCO é palavra de ordem! 




 Estabeleça prazos - Seu comprometimento será maior 




Estabeleça um plano de ação 





Acompanhe cada etapa e celebre cada conquista 




*As imagens que compartilhei fazem parte do planner que adquiri na Animma e que eu adoro. :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário