segunda-feira, 14 de maio de 2018

Para obter sucesso tenha consistência

Consistência
substantivo feminino
1. 1.
característica de um corpo do ponto de vista da homogeneidade, coerência, firmeza, compacidade, resistência, densidade etc. dos seus elementos constituintes.
"a c. da massa do pão"
2. fig. estado ou caráter do que tem coerência, credibilidade, estabilidade etc.
"um projeto político a que falta c."
o propriedade de um conjunto de resultados de experiências (biológicas, físicas etc.) que satisfazem, dentro dos limites dos erros experimentais, as leis pertinentes aos fenômenos a que se referem.
3. fig. firmeza de pontos de vista ou de caráter; persistência.
"peca por falta de c."





Estamos praticamente chegando ao final do semestre, e maio já sinaliza alguns indicadores. Ter objetivos, criar hábitos e cumpri-los é sem dúvida um grande desafio da humanidade, o que exige muita determinação, disciplina e coerência. 

Há algum tempo desejava escrever algo relacionado ao conceito mais puro e prático de consistência, baseado em minha própria experiência de vida. Prática esta que costumo aplicar em outros campos da minha vida, isto é, gosto de falar, ensinar e discorrer sobre aquilo que experimento e vivo, faz mais sentido falar, agir e ensinar aquilo que de fato conheço e aplico. É claro que a teoria é necessária, mas a prática é essencial. 


Comecemos nossas reflexões sobre o fato de sermos diariamente bombardeados com promessas de sucesso instantâneo, realização imediata e resultados rápidos, o que leva muitos indivíduos à desviarem do objetivo principal ou desistir ao primeiro sinal de fracasso. 



Emagreça 10 kg em 7 dias, ganhe 100 mil em trinta dias, prometem as propagandas. 



Você consegue imaginar um atleta treinando apenas no mês da prova? Um professor entrando em sala de aula sem preparado prévio? Um profissional atuando com excelência e tendo realização sem preparado e aperfeiçoamento prévio? 



A mentalidade imediatista provocada pela sociedade é, na minha opinião, um dos maiores implicadores para o desenvolvimento de competências e mudança de mindset. 



Todos nós aspiramos ao sucesso em diferentes áreas da vida, o que é definido por cada indivíduo. Ocorre que o caminho é longo e desafiador e nem sempre as recompensas chegam rápido ou facilmente. Por isso, muitos desistem na metade do caminho. São ótimos “iniciadores” e péssimos “acabadores”. 



Por isso, ter consistência - depois de definir os objetivos - é o que contribui para o sucesso, de qualquer natureza. É preciso resistir às tentações e não há atalhos. 



Há algum tempo incluí entre as minhas “metas de ouro” - Que são aquelas que fazem parte do topo das minhas prioridades – viver uma vida mais saudável, o que significa dizer que seria necessário uma mudança de hábitos, incluindo alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e algumas práticas que contribuem para o meu bem estar físico e mental. Naturalmente, significaria trabalhar de forma mais consciente, abrir mão de alguns hábitos, dormir mais e abrir mão de alguns compromissos que não estavam alinhados ao novo estilo de vida que escolhi. 



E assim, no início de 2018 comecei a desenhar meu primeiro plano de ação que previa consulta com médicos especializados, matrícula na academia e plano de alimentação. Os primeiros dias foram de chorar. Substituir um belo pavê de chocolate por uma fruta foi penoso. Chegava na academia de mau humor -  seria trágico se não fosse cômico. Aos poucos fui tomando gosto pela "coisa" e sendo influenciada e motivada pelos professores e colegas. Comecei a gostar e me sentir bem. Parei de usar desculpas e me comprometi comigo. Hoje, cinco meses depois, sinto falta quando não pratico atividade física e por vezes, consigo encontrar energia após as aulas - que não está no meu programa semanal -  para um treino de trinta minutos. O verdeiro poder do hábito, que desejo seguir para a minha vida. 


O que tenho aprendido, ao cumprir minha meta de ouro, é que consistência é a chave para o sucesso. Não adianta eu comer de forma saudável segunda, quarta e sexta. Não adianta eu correr uma vez por mês. Não adianta eu fazer caminhada no parque da cidade somente nas férias. Não adianta eu trabalhar feito uma louca 24h/7d, como fiz por muitos anos e não me arrependo, porque esta era a minha escolha à época, mas que hoje não está entre minhas prioridades. 

Consistência é fluidez, é seguir o plano descrito. 

É claro que por vezes me boicoto, quebro a dieta, me pego com preguiça de ir à academia, dou aquela titubeada em dizer “Não” para alguns compromissos que chocam com o horário das minhas atividades físicas. Por isso é tão desafiador cumprir metas. E este é o segredo do sucesso, persistência, disciplina, ajustar os eixos, levantar a poeira e dar a volta por cima. Sair do campo “eu gostaria” para “estou 100% comprometida”. 


Se eu escolhi ter uma vida saudável, eu preciso me comprometer 100% com isso, não pelo simples fato de cumprir uma meta, mas porque alcançar esse objetivo é importante para mim. Ser saudável é importante para mim. 



Para fundamentar um pouco mais o conceito, relembro quatro diretrizes definidas por Napoleon Hill, as quais aplico nesta meta de ouro e em todas as áreas da minha vida, são elas: 

Objetivo principal definido – “O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo. – Napoleon Hill 


Entusiasmo “O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração. – Napoleon Hill. 


Autocontrole  É ter plena consciência do que está fazendo e o que o aproxima ou o afasta do seu objetivo principal. É pensar a longo prazo e avaliar as consequências de cada ação. 



Fracasso Segundo Napoleon, o fracasso deve ser visto como um grande aliado. Uma vez que você falha, e isso irá acontecer, você descobre outras maneiras de realizar o seu objetivo. Cada vez que fracassar, é importante ajustar e seguir o caminho,  até encontrar a trilha ideal. 



Com Amor, 



Simara Rodrigues







Estabeleci 4 dias por semana para atividade física e considerando que tenho outros compromissos, o domingo entrou na programação. Sem stress e com muito amor no coração.


Estar com pessoas que te apoiam, ajudam, orientam e estão alinhadas ao seu objetivo é fundamental para que você tenha êxito. 



Em janeiro de 2018 fiz um post relatando o baixo desempenho na corrida de rua que participei no início do ano. Aceitei minhas limitações à época e fiz o "dever de casa", disposta a melhorar meu resultado. Nesse final de semana foi a minha revanche. YES! Corri durante todo o percurso e foi muito bom. Cheguei com essa carinha boa da foto e disposta a correr mais 5km. Dica de ouro: O resultado que você terá em qualquer área da sua vida é proporcional à sua energia e dedicação. 

2 comentários:

  1. Tempo e prioridades é a gente que faz, estou aprendendo a cuidar mais da minha saúde, da mesma forma que me dedico ao meu trabalho, venho me dedicando a mim mesma, tempo é a gente que cria,nosso corpo é nosso templo, e ele também precisa de dedicação! amei seu texto... beijão

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Nayara, nosso corpo é templo! tudo precisa estar conectado. Um super beijo :)

    ResponderExcluir