terça-feira, 24 de abril de 2018

Quais são os seus pontos fortes e de melhoria


Em continuidade às dicas sobre entrevista de emprego, compartilho algumas informações sobre duas perguntas clássicas que fazem parte dos processos seletivos: 



Quais são seus pontos fortes?

Quais são seus pontos de melhoria?

Mas afinal, o que o recrutador deseja saber ao realizar estas perguntas? Será mesmo que é falta de criatividade ou clichê? 

Quando o recrutador faz esse tipo de pergunta, ele quer saber como você se avalia e o quanto você está consciente de suas habilidades e GAPs - E não necessariamente interessado em ouvir a melhor resposta, aquele que você copiou da internet. Até porque, ninguém, em sua sã consciência, dirá em uma entrevista de emprego que é um psicopata, manipulador e nas horas vagas adora uma fofoquinha de corredor. 

Atualmente, uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho é a capacidade de autoconhecimento e autoanálise, uma vez que essa percepção refletirá nas competências comportamentais. 

Logo, quando você titubeia em responder ou não sabe quais são seus pontos fortes e de melhoria, fica evidente a sua incapacidade de autoconhecimento. 

E aqui fica uma dica: Nunca diga que seu ponto fraco é ser perfeccionista. Esta é a pior resposta que um candidato pode dar em um processo seletivo, uma vez que demonstra dificuldade em reconhecer, verdadeiramente, seus GAPs ou pior, não sabe quais são suas competências e habilidades. 

Uma boa resposta para estas perguntas são: 

Ponto forte: Sou participativa, motivada, cheia de energia e orientada à ação com foco em resultados. (fácil falar de pontos fortes, não é mesmo?) 

Ponto de melhoria: Planejamento e gestão do tempo é o meu ponto de melhoria. Mas já identifiquei esse GAP e tenho trabalhado para desenvolver essa habilidade por meio do uso de ferramentas e livros relacionados ao assunto. 

Neste momento, esteja preparada (o) para responder quais são as ferramentas e livros, que você tem utilizado - Nunca minta em uma entrevista de emprego. Diga apenas o que você domina, aplica e sabe. 

Uma vez que você reconhece seus pontos de melhoria - E todos nós temos vários - Você revela a sua capacidade de autoconhecimento e gerenciamento da sua carreira.  

E fica combinado, somente quem dedica tempo, recursos e planejamento para a carreira será capaz de reconhecer os pontos fortes e de melhoria. 

Um abraço, 

Simara Rodrigues

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas maravilhosas, queria te mandar meu currículo para você analisar se esta atrativo ! kkk um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, me envia que terei prazer em te dar feedback. simara@secglobal.com.br :) um forte abraço,

      Excluir
    2. Encaminhei para seu e-mail, quando tiver um tempinho para olhar ! muito obrigada:) beijo

      Excluir