sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O poder da confiança



Assessorei por muitos anos um Executivo bem peculiar. O tipo de pessoa que você ama ou odeia. Eu amei e aprendi muito. Hoje ele é um dos meus mentores. 

Ele era o tipo de executivo cheio de manias e altamente discreto e reservado, o que diga-se de passagem influenciou muito no meu perfil. Embora faça algumas exposições da minha figura ainda preservo determinadas situações e momentos da minha vida pessoal e profissional, que só cabem aos mais próximos. 

Entre os desafios que encontrei ao assessora-lo foi demonstrar que era uma pessoal confiável. Isso porque quando ele ingressou na empresa eu já fazia parte do quadro de colaboradores. Foi um exercício de paciência, autoconfiança e autoestima. Nunca levei para o lado pessoal e tinha total consciência que com o tempo estabeleceríamos um canal de parceria e cumplicidade. Nesse processo o tempo, dedicação e paixão pelo que foram grandes aliados. E com o passar do tempo ele foi se sentindo confortável em compartilhar informações e todo tipo de solicitação. 

Lembro-me das inúmeras vezes que o representei em reuniões e apresentações "maçantes", como ele descrevia. 

Meu papel era compreender o conteúdo, sintetizar e resumir o contexto. Objetividade, imparcialidade e poder de síntese foram fundamentais nessas situações. 

"Simara, rápido conta como foi. três minutos". Coisa de louco! Mas sempre mantive bom humor, o que a propósito, era uma das habilidades que ele mais valorizava no meu perfil. E assim, com tempo, me tornei seus olhos e ouvidos, o que exigiu muita habilidade e filtros de minha parte. Nessas horas, é preciso saber o que falar e principalmente como falar. 

Então, minha dica de ouro de hoje é: Trabalhe com paixão e coloque a lealdade e a confiança em suas ações. Os reflexos dessa postura perpetuam.

um abraço, 

Simara Rodrigues 

Um comentário:

  1. Obrigada, Simara, por nos enriquecer compartilhando sua experiência.
    Para mim, confiança é a base do nosso relacionamento com gestores e pares.
    Um excelente carnaval!

    Abraços

    ResponderExcluir