terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Dica para gerenciar melhor seu tempo

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Dalai Lama

Alguns lamentam não ter o tempo que gostariam para realizar tudo aquilo que sonham, outros vivem tão intensamente que o tempo torna-se um tesouro valioso. 

A boa e a má notícia é o que tempo voa para todos e nós somos o piloto dessa máquina, e acredite, todos temos a mesma fatia de tempo - 24horas. 

Como sempre me posiciono por experiência própria, afirmo que chega um momento da vida que você começa a ter algumas inquietações e reflexões como, por exemplo: "O que eu fiz até aqui da minha vida?". 

Pah! É então que você as vezes é surpreendida (o) com uma resposta nem tão positiva. 

Viver, para mim, precisa valer a pena desde o abrir do olhos. Eu preciso ter um porquê para tudo que me proponho fazer. E vez ou outra, me pego com autossabotagens e o uso do celular, muitas vezes, é uma delas. 

Houve um tempo que, o celular era uma extensão do meu corpo, o significa dizer que até para ir ao banheiro ele estava comigo. Ao final do dia eu estava exausta e com a sensação de improdutividade total. As mensagens se multiplicavam, as pendências e as demandas não paravam. 

E foi então que comecei a utilizar algumas ferramentas na expectativa de criar maior disciplina e consciência acerca do gerenciamento do meu tempo. Tenho lido e estudado muito sobre planejamento, foco e disciplina e sempre me deparo com a importância de administrar o tempo, para obter maior produtividade. 

Mas antes de deixar a dica do dia, me responda: Você faz ideia de quanto tempo do seu dia é gasto com o uso do celular? Você tem ideia de quanto tempo gasta com as suas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e whatsapp?. 

Desde o final de 2017 tenho utilizado um aplicativo super interessante, que no começo me deixou com uma baita ressaca moral. Como assim 4h37min do dia com redes sociais e aplicativos? E o pior, qual o retorno - que pode ser intelectual, financeiro, profissional ou pessoal - esse tempo gasto me trouxe? Percebi que parte dos meus acessos eram totalmente desnecessários e uma grande perde de energia. 

O aplicativo chama QualityTime e permite o monitoramento, a partir de relatórios diários e mensais, em tempo real, sobre quanto tempo você gasta em seu smartphone. 

O aplicativo possibilita o controle de hábitos, definindo suas próprias restrições e ajudam no gerenciamento do uso do celular e do tempo, é claro. 

Com essa simples ferramenta, gratuita, tenho aprendido a gerenciar meu tempo de forma mais consciente e responsável. A minha expectativa, com esse gerenciamento, não é deixar de utilizar as facilidades que o mundo globalizado nos oferece, mas usa-los de forma inteligente e assim foca naquilo que realmente é importante. Não terei nenhum problema em ficar 7 horas do dia assistindo tutoriais e treinamentos, por exemplo, se estiverem alinhados aos meus objetivos. A vantagem em você conhecer sua rotina é a capacidade de melhoria continua. 

Espero que o app seja útil para vocês como tem sido para mim. 

Um abraço, 

Simara Rodrigues








2 comentários:

  1. Muito obrigada, Simara, pelas dicas de gerenciamento do tempo e do aplicativo. De fato, para nós que atuamos na área de assessoramento, gerir as demandas é fundamental. Hoje pela manhã estava assistindo a um vídeo do Hugo Rodrigues sobre produtividade, e ele disse algo que achei interessante: ser organizado e ter um planejamento sério, diminui significativamente a nossa ansiedade. Texto muito enriquecedor. Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Keysa, percebo que nunca foi tão mandatório como nos dias de hoje fazermos o bom uso do nosso tempo. Com tantos "ladrões de tempo' é imprescindível estarmos atento à nossa produtividade. Vou assistir o vídeo do Hugo. Obrigada pela indicação. um super abraço, Simara

    ResponderExcluir