Sinto verdadeira necessidade em me conhecer, intimamente. Acredito que não há problema algum termos uma série de defeitos, mas temer olhar para dentro de si é uma tremenda ignorância. Tenho observado, ao longo da minha vida, pessoas que sabem muito sobre outros e nada sobre si, o que convenhamos é uma grande hipocrisia, pois a primeira busca que devemos realizar deve ser a de moldar nosso próprio caráter, fazendo com que nossas ações sejam pautadas naquilo que somos e praticamos.
Certamente por isso o autoconhecimento tem sido amplamente discutido no mundo como a chave para o sucesso, pois é a partir dessa ação que somos capazes de traçar um mapa pessoal que faça sentido ao nosso propósito, com foco em quem somos, onde queremos chegar e o legado que queremos deixar.
Para termos esse olhar reflexivo, que muitas vezes machuca nossa vaidade e faz com que sejamos seres menos superficiais, é preciso admitir a nossa insapiência buscando compreender aquilo que não está visível.
Reflita comigo: você realmente se conhece? conhece as suas potencialidades? sabe o que lhe causa alegria e tristeza? consegue perceber o que influencia positivamente e negativamente na suas decisões? sabe o que lhe causa inveja ou contentamento? reconhece os seus hábitos? sabe até que ponto você é uma pessoa autêntica ou bajuladora?
Recebi de uma amiga um link interessante, baseado em uma pesquisa acadêmica, sobre tipos de personalidades e como é um teste simples e rápido realizei. O resultado fez todo sentido pra mim e está muito alinhado ao meu momento e ao meu estilo de vida. É claro que este simples teste não tem como objetivo esgotar o assunto, mas pode ser um bom começo.
Compartilho aqui no blog na expectativa de contribuir.
O meu resultado foi "Protagonista" e o seu?
Um abraço,
Simara Rodrigues
Mas que teste maravilhoso, realmente me descreveu no resultado. Obrigada por compartilhar algo tao interessante! :)
ResponderExcluir