quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tenha uma personalidade atraente



Napoleon Hill encabeça a minha lista de sugestões de livros que você precisa ler antes de morrer. Ele, além de pioneiro no estudo do comportamento humano para o sucesso, é um dos pensadores que mais influencia e inspira outros autores nessa área do conhecimento. 

Por 20 anos, Napoleon Hill estudou, entrevistou e pesquisou milhares de pessoas bem sucedidas com o objetivo de identificar as razões pelas quais tão poucos conseguem alcançar o sucesso, o que posteriormente deu origem à publicação de alguns livros a respeito do assunto. Dentre os mais conhecidos está "A lei do triunfo" publicado pela primeira vez em 1925 e já está em sua 39.ª edição. 

O mais interessante, ao ler as considerações do autor é analisar que as regras são muito simples, mas que exige disciplina e vontade de fazer acontecer. E é neste momento que inicia a segregação entre os bem sucedidos e os frutados. Isso porque não adianta apenas ter o desejo, é preciso persistência e determinação. 

Aqueles que se propõem a ler as 736 páginas do livro percebem que nenhuma das 16 leis descritas no livro são impossíveis de realizar, mas exige foco e disciplina, o que me faz entender muitos "por quês". 

Se me perguntar qual das leis é a mais importante, certamente direi que todas. E hoje, quero abordar uma delas, e ao longo do ano, falaremos sobre as demais. 


Personalidade atraente

Resumidamente o que o autor descreve é que pessoas bem sucedidas têm um comportamento exemplar e são indivíduos agradáveis e simpáticos. Simples assim! Ou talvez não tão simples assim. Seja como for, é muito interessante compreender esta habilidade e exercitar a capacidade de cultivar uma personalidade agradável. Vale ressaltar que em momento algum o autor refere-se à padrões de beleza mas comportamento. O que pode ser evidenciado na forma que você trata seus pares, seus amigos, familiares, subordinados e até mesmo os estranhos. 

"A sua personalidade define se as pessoas se atraem por você ou se evitam você. É a vitrine em que expõe o seu caráter para o mundo. É aquilo que distingue você dos outros seres humanos. É a sua marca registrada, pela qual as pessoas conhecem você. Por isso, você deveria ver a sua personalidade da mesma forma que os outros a veem - Napoleon Hill. 

Ao longo do capitulo, o autor sugere algumas práticas que influenciam para o desenvolvimento de uma personalidade atraente:

1) interesse genuíno pelo outro, sendo um bom ouvinte; 

2) Boa oratória, com tom de voz e expressões adequadas; 

3) vestimenta adequada ao seu tipo físico e ao trabalho que exerce;

4) Carácter positivo, cultivando bons pensamentos, sentimentos e ações;

5) Atitude mental, cultivando atitudes positivas; 

6) Cordialidade; 

7) Simpatia, alegria e generosidade com a boa fortuna dos outros - ou seja, saiba comemorar as conquistas alheias da mesma forma que comemora as suas. Não seja invejoso. 


“A sua personalidade é a soma total das características que te distinguem de todos os outros. As roupas que usa, as expressões do seu rosto, o seu tom de voz, os seus pensamentos, o carácter que desenvolve por meio desses pensamentos, todos são partes da sua personalidade.” Napoleon Hill


Um abraço, 

Simara Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário