quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

"persistam, insistam e resistam"


Conheci Claudia Schaffer, no início deste ano por meio das redes sociais e aos poucos fomos nos aproximando. Ela mora em São Paulo e eu Brasília, mas a partir de uma curtida aqui outra ali fomos nos identificando e descobrindo muitas afinidades. 

Em outubro, por ocasião da minha participação no Congresso Internacional de Secretariado - COINS, recebi o convite de Claudia para um jantar. 


Foi uma noite agradabilíssima, regada por boa comida, bom vinho e ótimas companhias, oportunidade que tivemos de nos conhecer pessoalmente, rir, conversar e nos aproximar. Claudia é o tipo de pessoa que admiro: positiva, leve, bem humorada, confiante, forte e muito elegante - em sua fala, escuta e postura. Foi amor à primeira vista. 

Tenho acompanhado seu trabalho e fico encantada com seu engajamento e delicadeza com que conduz a vida e a profissão. 

Aqui, compartilho o último post para que os leitores do blog Secretariar é uma arte possam conhecer um pouco mais sobre esta Secretária Executiva que inspira.


Marcelo de Carvalho vice-presidente da RedeTV! responde perguntas sobre uma das profissões que estarão em alta no Brasil em 2018


Amigos leitores,

O projeto ‘’Pessoas que Inspiram’’, pioneiro e inovador na área de Secretariado, tem o prazer e a alegria de contar com a contribuição de mais um empresário e apresentador de sucesso.

Esta é mais uma oportunidade valiosa de aprendizado para os profissionais que buscam, a cada dia, realizar suas atividades com eficiência, pró-atividade e controle total da qualidade.

É realmente um orgulho para mim ter a oportunidade de levar para outras pessoas conhecimento com qualidade, com posicionamento de liderança e desfazer a imagem estereotipada que alguns ainda têm acerca da profissão, seja por ignorância ou por não compreenderem a realidade e o novo perfil do profissional de secretariado.

De fato, ainda vemos pessoas, empresas, empresários e mídias que desacreditam do potencial inerente a nossa essência, que simplesmente deixam pra lá, desdenham ou apostam que nosso empreendedorismo “não vai dar em nada”.

Nunca segui o óbvio, ou a moda do momento e muito me orgulho disso.

Mas antes de iniciar a entrevista com o apresentador conhecido como o “Dono da Diversão”, falarei um pouco sobre a nova fase da RedeTV! que chega repleta de inovação e muita criatividade.

A RedeTV! é a caçula e a mais ‘’moderninha’’ das emissoras de TV do pais.

Completamos, recentemente, 18 anos. Fomos a primeira emissora a exibir 100% da programação em alta definição (HD Digital) e a primeira no mundo a transmitir em 3D, ao vivo, na TV aberta. Nos primeiros 15 anos a rede saltou de 5 para 42 emissoras – um crescimento de 740%.

É a mais jovem e a primeira na introdução de várias tecnologias de ponta . 

Este ano inauguramos um novo conceito espacial que deve ditar o estilo dos ambientes na empresa de agora em diante. Com mudanças atrativas, muita inovação e criatividade, nosso Centro de Transmissão Digital – CTD agora opera em um espaço mais moderno, com novas instalações em um conceito de open space.

No evento em que celebramos a inauguração deste novo momento, Marcelo ressaltou: “O maior capital desta empresa não está em máquinas, equipamentos ou prédios, está passando todos os dias pelas catracas, são os nossos funcionários”.

Como costumo dizer , sou parte de uma empresa que foge dos padrões impostos pela mídia comum, não nos prendemos a enredos e temas convencionais. Essa é a personalidade da emissora.

Trabalhar ao lado de homens que não são conhecidos e reconhecidos apenas como empresários e apresentador de sucesso mas que, acima de tudo, prezam pelo bem estar da empresa e de seus funcionários é, de fato, um privilégio! 

Outra vantagem que tenho é poder aprender e crescer por meio de experiências autênticas, trilhando o caminho que conduz à realização profissional, pessoal e ao empreendedorismo (já que estou ao lado de ótimos exemplos), sendo ousada, consciente, curiosa, disposta e convicta do meu papel - SENDO Secretária, zelando pela profissão em cada tarefa realizada, por mais simples que ela possa parecer. 

Fazer o que se gosta é muito bom, mas gostar de tudo aquilo que se faz é essencial!

Então, quando olho pelo meu retrovisor da minha trajetória, vejo que o resultado foi muito positivo em todos os sentidos, principalmente em aprendizado e em resultados.

Mas vamos à entrevista:

Marcelo de Carvalho.

À frente do negócio, ao lado do sócio, o engenheiro químico Marcelo de Carvalho é uma das faces mais visíveis da RedeTV!

E essa é uma excelente e imperdível oportunidade de conhecer a visão deste grande empresário e apresentador de televisão a respeito da profissão que amamos, o Secretariado!

Há 3 anos e meio, trabalho diretamente com o Marcelo, como sua secretária na RedeTV! em Osasco, região metropolitana de São Paulo sou Secretária do empresário e apresentador de TV - sim, há muita diferença entre uma e outra atuação.

Mas agora estou do outro lado, representando o projeto que criei em parceria com o Portal Administradores e através do qual minha voz representa o Secretariado.

Para tornar a entrevista participativa e inclusiva, as perguntas foram enviadas e sugeridas por profissionais da área.

A ânsia por aprendizado e a curiosidade destes profissionais pode te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Imperdível, né? Então, vem comigo!

São 20h30 de uma quarta-feira, logo após a gravação, no estúdio do programa ‘’O Céu é o Limite’, o vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, gentilmente concede uma entrevista exclusiva para a palestra que ministrei na FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, para os estudantes e profissionais de Secretariado e também para o projeto “Pessoas que Inspiram’’.

Marcelo espera ansioso pelo dia mais alegre da semana, quando grava o programa ‘’O Ceú É o Limite’’. Sua diversão é ser apresentador! Gosta de programas de auditório, com plateia, em que onde as pessoas se divertem e ganham prêmios.

Ser apresentador torna seu cotidiano como dono da emissora mais leve. Já comentou em diversas ocasiões que os dias mais divertidos da semana são os dias de gravação.

Se Sílvio Santos é o patrão que dá o ar da graça nas noites de domingo na TV, no SBT, os sábados ficam por conta de outro empresário: Marcelo de Carvalho. “Fico: faltam dois dias para a gravação; falta um dia para a gravação; chegou; é hoje. Me divirto muito, muito.” Diz ele.

Vamos ao bate papo!

Irreverente e divertido, com vocês, o Vice-Presidente e apresentador da RedeTV! Marcelo de Carvalho.

Marcelo:

É um prazer me dirigir a vocês atendendo ao pedido da minha querida Secretária, Claudia Schaffer.

Claudia Schaffer: Conta pra gente qual sua relação e visão referente ao novo Profissional de Secretariado.

Sempre digo, estou familiarmente, intimamente ligado à profissão de secretariado. Meu depoimento é passional e pessoal. 

Vou começar dando um depoimento pessoal. Minha mãe foi Secretária.

Filha de alfaiate italiano, em 1940 ela se rebelou e quis trabalhar para ganhar o próprio dinheiro. Entrou em um curso de inglês e quando seu pai descobriu que ela já estava matriculada, pegou a cinta e bateu na minha mãe. Quando ele terminou de bater, ela perguntou: ‘’ O senhor terminou? Então, está bem. Amanhã o senhor vai ter que fazer tudo de novo, porque eu vou voltar para meu curso: "quero falar inglês e ser Secretária Bilíngue em uma multinacional americana”.

Claudia Schaffer: Desde muito cedo você teve contato com a profissão. Conte-nos como aconteceu.

Minha mãe permaneceu na carreira por aproximadamente 30 anos. Ela trabalhou na Swift como Secretária do Presidente [na época era uma companhia texana] até a empresa ser vendida. 

Claudia Schaffer: Você tem duas Secretárias. Qual a importância delas no seu dia a dia?

Elas são imprescindíveis na gestão da empresa porque o executivo, o gestor, o gerente, se apoiam muito na Secretária para tudo, para as tarefas que eles desejam que ela faça e para tarefas que ele próprio deseja fazer. Eu, por exemplo, não vivo sem as minhas Secretárias. Uma delas está comigo há mais de trintas anos.


Claudia Schaffer: A RedeTV! é vista como uma empresa tecnológica e pioneira na exibição em HD Digital. No Secretariado, qual a importância da tecnologia?

A tecnologia tem exigido demais e dado demais. Exigido demais porque, antigamente, a Secretária, além do domínio de línguas, precisava ser boa datilógrafa ou, no caso da minha mãe, uma boa estenógrafa. Vocês talvez não saibam o que é isso porque hoje não precisam; hoje vocês têm os devices, os iphones, os tablets, o keynote, computadores que, inclusive, captam voz e versam em palavras. Para nós, empresários, é fundamental que a Secretária tenha domínio das tecnologias. Por exemplo, nós usamos o Keynote como recurso para nossas apresentações. Porém, já na minha época, acreditem se quiser, elas eram feitas em transparência ou flip chart. Depois veio o Power Point, hoje é o Keynote e fica tudo muito mais bonito.

Eu não opero Power Point e Keynote, sou um ótimo operador de canetas. Faço meus traços, projeto tudo na mente e o meu pessoal executa. Preciso que me deem a coisa acabada.

A tecnologia ajuda, sem dúvida nenhuma, mas, por outro lado, ela exige o domínio das ferramentas. Isso, eu acredito, é uma coisa que vai, cada vez mais, avançar e contribuir para os negócios e vai, também, exigir acompanhamento e aprimoramento técnico contínuos.

Claudia Schaffer: Existem Secretários com diferentes perfis que trabalham nos mais diversos setores: indústria, comércio, prestação de serviços, como profissionais liberais, com pequenos e médios empresários. Em cada setor será exigido deste profissional um perfil específico porém, existem algumas características básicas e fundamentais para destacar-se em qualquer um deles. Na sua opinião, quais as características indispensáveis no perfil deste profissional?

Em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, a confiança. A Secretária é aquela pessoa em que você confia.

[Risos] Olha, eu já vi camarada trocando de mulher, trocando de carro, de casa, trocando até de cachorro, mas não trocando de Secretária!

Secretária é aquela pra quem você dá seu cheque assinado em branco.

Secretária é aquela na qual naquele dia em que você está para baixo, ela entra na sua sala para te levar um chocolate, um chá.

Secretária é aquela pessoa pra quem você delega uma tarefa e você tem absoluta certeza de que ela vai entregar.

Então, em primeiro lugar, sem dúvida, é a confiança.

A segunda coisa que considero indispensável é a eficiência traduzida em rapidez e eficiência. Tem uma coisa que eu sempre digo: uma tarefa só termina quando ela termina. Parece lugar comum, mas não é!

Às vezes você pede alguma coisa e se esta coisa não foi feita, a Secretária vem com uma desculpa qualquer. Isso não interessa. Aquela tarefa tem que ser feita!

Minha mãe me dizia que ser Secretária é achar três sapos em duas horas.

Claudia Schaffer: Como assim?

O chefe da minha mãe, um texano chamado Mr. Wellington, tinha duas filhas que evidentemente estudavam em colégio americano em São Paulo, isso na década de 60. Elas haviam pedido ao pai, que morava em uma casa muito grande [naquela época era comum os americanos morarem na Chácara Flora]. Na casa tinha um lago que tinha sapos. Elas pediram ao pai que pegasse 3 sapos para apresentação de biologia delas na escola e o pai...evidentemente se esqueceu.

Quando ele chegou ao escritório, disse para minha mãe: Lolinha [minha mãe chamava-se Dolores, apelido Lolinha]. Eu esqueci dos sapos!!!

A aula das meninas começava dentro de, aproximadamente, duas horas. Minha mãe tinha duas horas para achar três sapos e, acreditem, ela achou!!!

Claudia Schaffer: O que os executivos esperam de suas Secretárias (os)?

Esperamos que vocês nos complementem. Sabe por quê?

Porque nós somos imperfeitos, nós somos profissionais, via de regra, sobrecarregados, com uma tensão emocional muito grande, com estresse terrível. Esse estresse faz com que a gente erre, se atrapalhe. E esse profissional que está ao nosso lado, nos apoiando, é o nosso veículo para conseguirmos ultrapassar nossas dificuldades.

Claudia Schaffer: Deixe sua mensagem para os meus leitores, estudantes e profissionais de Secretariado do Brasil.

Desejo a vocês um grande aprimoramento profissional. Tenho certeza que vocês têm essa ânsia de crescer dentro de si. Eu acredito que a profissão que vocês abraçaram é um gateway para crescerem muito profissionalmente. Desejo boa sorte e meu conselho é: persistam, insistam e resistam.

O futuro é de vocês!

Fonte: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário