domingo, 5 de novembro de 2017

Meu diário de bordo em 2017




Novembro é um dos meus meses favoritos, em parte porque é quando começo a planejar as próximas ações e também porque é aquele momento em que começo a fazer reflexões mais profundas sobre minhas realizações e meus resultados. Embora a prática de revisar minhas metas e ações já faça parte da minha rotina de vida, novembro é simbolicamente o mês do balanço geral e do levantamento dos resultados, uma espécie de demonstrativo pessoal anual, que me mantém sempre motivada. 

Para 2017, programei algumas realizações e entre elas estava: 

Ler um livro por mês;
Desenvolver novas formas para competir no mercado de trabalho;
Participar de pelo menos dois treinamentos em 2017;
concluir meu curso de bacharel em Administração;
retornar às aulas de conversação em inglês;
Conhecer cinco novos lugares;
emagrecer 5 kg ;
Participar de corridas de rua;
Realizar uma atividade física;
Me conectar mais com meus amigos e familiares;
engajamento em projeto social;

Um dos maiores benefícios do diário de bordo é que você consegue mensurar de forma mais assertivas seus resultados e também consegue ajustar aquilo que não deu certo.

Este final de semana, analisando meu diário fiquei profundamente grata pelos resultados, o que corrobora com a máxima "Pensamento sem ação, não gera resultado". 

Então, como forma de inspirar e motivar os leitores do blog, compartilho meus resultados: 

Ler um livro por mês e Desenvolver novas formas para competir no mercado de trabalho

Em 2017 li vinte e três livros, todos alinhados ao meu propósito de vida e com foco em autoconhecimento e espiritualidade. Neste mesmo ano, e a partir de algumas leituras, lancei o Experience, um produto oferecido pela minha empresa, SecGlobal cujo objetivo é ajudar pessoas que estão em busca de uma carreira baseada em realização, felicidade e sucesso. Pude, com a ajuda de uma mentoria especializada em marketing e empreendedorismo, conhecer novas ferramentas, tendências, conceitos e melhores práticas de atuação.

Participar de pelo menos dois treinamentos em 2017:
Os treinamentos e eventos superaram minhas expectativas. Participei de oito treinamentos, todos alinhados às minhas expectativas e necessidades. Em especial, os preferidos foram o Capital Empreendedora e um Curso da coach de vida, Paula Abreu. Graças aos cursos que participei, pude ampliar minha visão de mundo e me atualizar. Por isso, é tão importante dedicar tempo para educação e desenvolvimento pessoal e profissional. A gente descobre que é mandatório a busca por novos saberes.

concluir meu curso de bacharel em Administração:
Aos trampos e barrancos, assim defino a conclusão da minha 2a graduação. Foi muito difícil, sobretudo conciliar trabalho, família e projetos com a faculdade. Abdicar dos sábados e de algumas horas durante a semana foi realmente desafiador. Muitos questionaram, o porquê da 2a graduação - o que inclui a minha própria família. O primeiro motivo, foi receber uma bolsa de 100% para estudar. Não pude recusar. Fora esse aspecto, sempre gostei de estudar assuntos relacionados à administração de empresas e ter a certificação está totalmente alinhado ao meu negócio. Devo a conclusão dessa etapa ao meu grupo, que muito amavelmente sempre me encorajou a seguir em frente. 

Conhecer cinco novos lugares:
Em novembro do ano passado tracei alguns destinos para conhecer e seja qual a for a sua crença, a minha está alinhada ao poder da intenção, ou seja, pensamento gera intenção e foi exatamente assim que aconteceu e conheci, como desejado, Bélgica, Holanda, França e Espanha. Na minha escala de necessidades é muito importante conhecer novas culturas, hábitos, gastronomia e pessoas. Por isso, conhecer estes lugares, muito mais que consumo, significou conhecimento, experiência e oportunidade. 

Emagrecer 5 kg:
Emagrecer, é sempre um grande desafio, principalmente quando você é louca por doces e tem muita dificuldade para alimentar-se de forma correta, ou melhor, quando você lembra que precisa se alimentar. Consegui, com dieta e exercícios, reduzir 07 quilos e isso me deixou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz. Nada substitui o prazer de entrar novamente nas suas roupas e sentir-se saudável e disposta. Então, emagrecer, para mim, foi muito mais que estética, mas qualidade de vida. 

Participar de corridas de rua:
Participei de 4 corridas de rua e foi maravilhoso a sensação de correr 5kg. É realmente energizante praticar esta atividade. Iniciei minhas atividades físicas no início do ano, mas infelizmente, não tenho sido comprometida como eu gostaria. Por vezes sinto uma preguiça absurda e facilmente troco as atividades por algumas horas a mais de sono ou em frente ao computador. Sem dúvida, essa meta estará no topo da lista de prioridades em 2018, isso porque a prática de atividades não implica somente em manter o peso, mas está relacionado à minha espiritualidade, saúde física e mental.


Me conectar mais com meus amigos e familiares

Essa decisão foi muito importante e exigiu muita disciplina e também a prática do que aprendi com algumas leituras, principalmente com o livro Essencialismo, cujo sentido foi aprender a administrar a compulsão por querer ter, fazer e ser tudo o tempo todo. Com a leitura do livro, e com treinamentos específicos tenho aprendido a colocar todo foco e energia em ter, fazer e ser somente o que é absolutamente necessário, desejável e importante para mim. O que inclui projetos e pessoas. 


Resumidamente o livro apresenta as seguintes considerações:

Essencialismo = menos e melhor

Faz Perguntas poderosas:
Se eu puder fazer uma única coisa da minha vida agora, QUAL SERIA?
O que me apaixona profundamente?
O que aproveita melhor o meu talento?

Habilidades de um essencialista:
Escolher - em tudo, o tempo todo
Avalia mais para fazer menos (Isso é importante?)
Perder para ganhar (Em que quero investir tudo?)
Dorme para ter autodesempenho
Diz NÃO, e só diz sim ao que realmente importa
Impõe limites e tarefas
Previne e planeja com antecedência
Estabelece Rotina
Focaliza no momento Presente, o que é importante AGORA?

Retornar às aulas de conversação em inglês:

Ufa, foram muitas realizações e aprendizado. Então você deve estar se perguntando, e o inglês, como ficou? Já nos quarenta e cinco do 2o tempo consegui retomar as minhas aulas e atender à uma necessidade muito pessoal. Eu adoro falar outros idiomas e o fato de me distanciar dessa atividade, vinha me entristecendo. E isso é realmente importante para mim, então precisa ser prioridade na minha rotina. E foi o que fiz, priorizei minhas aulas duas vezes por semana e estou feliz. As vezes, tento me sabotar e penso: "Eu preciso mesmo voltar a estudar inglês, não seria melhor ir para casa?". Mas tenho sido determinada, principalmente, porque esta habilidade está muito alinhada aos meus futuros projetos.


Engajamento em projeto social 
Por fim, uma atividade que cumpri, mas não como esperava foi o engajamento em projetos sociais. Participei de alguns projetos, mas reconheço que poderia ter feito mais e melhor. Desejo que 2018 possa me dedicar mais a esta atividade. Principalmente porque é algo que me traz leveza, gera gratidão e me conecta aos meus valores e crenças.

Ao analisar minhas ações e meus resultados, fico profundamente grata e realizada. Isso porque percebo que 2017 não passou em vão. Este ano foi um ano muito especial e trouxe muitas alegrias e realizações. Aprendi a ressignificar muitos sentimentos, emoções e me conectar de forma mais expressiva ao meu propósito de vida. 

Foi um ano em que realizei grandes feitos, muitos além da minha imaginação e que superaram a minha expectativa. 

E contrariando muitos "especialistas", fiz do tempo meu maior aliado e amigo. E um artifício que também usei para avaliar cada etapa foi pensar daqui a um ano e o que desejaria ter realizado. Esse exercício sempre contribui para a tomada de decisão.

Enfim, desejo que compartilhando um pouco do meu ano possa motivar aqueles, que assim como eu, acreditam em sonhos, realização e propósito de vida. Tudo depende daquilo que você acredita, pratica e coloca a sua energia. 

Um abraço e uma ótima semana,

Simara Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário