quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Qual é a imagem você quer passar?

Esta semana participei da Semana Acadêmica de Secretariado do UniProjeção, a convite da amiga, professora, coordenadora e Secretária Executiva Michelle Soares. Foi uma noite muito especial, na qual tive a imensa oportunidade de rever amigos, conhecer pessoalmente pessoas que me comunico pelas redes sociais e compartilhar um pouco das minhas percepções sobre um assunto que faz parte da minha rotina: Etiqueta Empresarial. 

Penso que etiqueta vai muito além das aparências, rótulos e regras engessadas, que não se aplicam em todos os contextos. É verdade que há regras básicas de convivência a serem respeitadas, e falamos sobre elas durante a noite. 

Em um determinado momento, minha fala seguiu para a questão da imagem, e duas perguntas centrais das minhas mentorias e palestras sobre o assunto é: Qual a imagem você quer passar? Sua imagem está alinhada ao seu objetivo de carreira? Essas respostas contribuem para a condução dos trabalhos que realizo. E Por quê acho tão importante este assunto? 

Percebo, com frequência, profissionais, não apenas da área de secretariado, ditando regras: 

"Se quiser passar em um processo seletivo você deve usar calça preta, camisa branca, sapato preto de bico fino, unhas claras......

"Se quiser ser bem sucedido precisa investir em peças caras e de luxo"

"Se quiser ser respeitado no ambiente de trabalho precisa usar terninho preto, meia calça fio 15, cabelo preso"......

Tudo bla bla bla.

Rótulos são para produtos e não para pessoas! 

Tenho aprendido, ao longo da minha trajetória, que quanto mais autêntica, respeitosa e amável eu for e estiver alinhada aos meus valores, ao meu propósito e missão de vida, mais próxima eu estarei da minha felicidade. 

Por isso, a pergunta que deve permear este assunto é: Qual é a imagem que você quer passar! 

Isso porque, mais importante que comprar uma ideia pronta sobre imagem é buscar o autoconhecimento e os caminhos para a autorrealização. Descobrir-se já é um trabalho e tanto. 

Por isso, aprender a ter um olhar crítico sobre nós, nossas potencialidades e nossos pontos de melhorais é o ponto de partida. 

O resto é puro marketing! 

#prapensar

Com carinho, 

Simara Rodrigues 




Um dos presentes de Deus em minha vida - Profa. Michelle Soares 

Profa. Eliane Wanser - Pura Inspiração

Nenhum comentário:

Postar um comentário