Esta semana participei da Semana Acadêmica de Secretariado do UniProjeção, a convite da amiga, professora, coordenadora e Secretária Executiva Michelle Soares. Foi uma noite muito especial, na qual tive a imensa oportunidade de rever amigos, conhecer pessoalmente pessoas que me comunico pelas redes sociais e compartilhar um pouco das minhas percepções sobre um assunto que faz parte da minha rotina: Etiqueta Empresarial.
Penso que etiqueta vai muito além das aparências, rótulos e regras engessadas, que não se aplicam em todos os contextos. É verdade que há regras básicas de convivência a serem respeitadas, e falamos sobre elas durante a noite.
Em um determinado momento, minha fala seguiu para a questão da imagem, e duas perguntas centrais das minhas mentorias e palestras sobre o assunto é: Qual a imagem você quer passar? Sua imagem está alinhada ao seu objetivo de carreira? Essas respostas contribuem para a condução dos trabalhos que realizo. E Por quê acho tão importante este assunto?
Percebo, com frequência, profissionais, não apenas da área de secretariado, ditando regras:
"Se quiser passar em um processo seletivo você deve usar calça preta, camisa branca, sapato preto de bico fino, unhas claras......
"Se quiser ser bem sucedido precisa investir em peças caras e de luxo"
"Se quiser ser respeitado no ambiente de trabalho precisa usar terninho preto, meia calça fio 15, cabelo preso"......
Tudo bla bla bla.
Rótulos são para produtos e não para pessoas!
Tenho aprendido, ao longo da minha trajetória, que quanto mais autêntica, respeitosa e amável eu for e estiver alinhada aos meus valores, ao meu propósito e missão de vida, mais próxima eu estarei da minha felicidade.
Por isso, a pergunta que deve permear este assunto é: Qual é a imagem que você quer passar!
Isso porque, mais importante que comprar uma ideia pronta sobre imagem é buscar o autoconhecimento e os caminhos para a autorrealização. Descobrir-se já é um trabalho e tanto.
Por isso, aprender a ter um olhar crítico sobre nós, nossas potencialidades e nossos pontos de melhorais é o ponto de partida.
O resto é puro marketing!
#prapensar
Com carinho,
Simara Rodrigues
Um dos presentes de Deus em minha vida - Profa. Michelle Soares
Profa. Eliane Wanser - Pura Inspiração
Nenhum comentário:
Postar um comentário