O início da minha carreira foi pautado por muitas dificuldades – técnicas e emocionais. Eu era muito jovem, mãe de um bebê de 2 anos, sem experiência e orientação. Quando faço uma análise da minha trajetória percebo que eu tinha tudo para dar errado - ou assim me fizeram acreditar por muito tempo. Nunca fui a aluna nota dez, sempre tive dificuldades com disciplinas que envolvessem números, nunca fui a referência de beleza, sem contar que minha condição social e financeira não me favorecia.
Meu primeiro contato com a profissão de Secretariado foi a partir dos estágios que realizei na área logo que ingressei na faculdade. Curso este que de longe fazia parte do ranking de profissões mais escolhidas. Na verdade, poucos sabiam o papel de um Profissional de Secretariado Executivo, o que sempre abria margem para piadas desagradáveis e de mau gosto.
Não houve atalhos, o que significa dizer que passei por todos os estágios que uma carreira exige. Fui reprovada em processos seletivos, ouvi muitos “não”, recebi feedbacks não tão positivos, trabalhei muito e nem sempre tive o reconhecimento que esperava. Foi preciso muita energia para atuar em situações que outras pessoas considerariam estressantes demais, o que exigiu muita paciência, determinação, resiliência e ressignificado.
Durante quase duas décadas me dediquei a construir uma carreira bem-sucedida. Assessorei todos os tipos de perfis de Executivos, desde o mais tranquilo e gentil ao mais tirano e psicopata, o que me proporcionou muito aprendizado e a coleção de situações e histórias incríveis. Realizei grandes sonhos, fui reconhecida pelos gestores mais exigentes, participei de importantes projetos, contribuí de forma estratégica com as áreas que atuei e me tornei o braço direito de importantes Executivos.
Em 2009, movida pela paixão à profissão ingressei na docência e desde então tenho me dedicado a compartilhar teorias, informações, técnicas e melhores práticas com pessoas, que assim como eu, buscam uma carreira de sucesso. E foi então que em 2015, decidi iniciar uma transição de carreira, sair da zona de conforto, e me dedicar a ajudar outras pessoas. E assim nasceu a SecGlobal, uma empresa com foco em demandas na área de Secretariado que a cada dia faz meu coração vibrar de gratidão.
Aos 38 anos reconheço que minha paixão pela profissão me permite inspirar e motivar outras pessoas em busca de uma carreira baseada em realização, felicidade e sucesso. Eu acredito que viver melhor e ter sucesso pessoal e profissional são metas perfeitamente alcançáveis, independentemente de classe ou posição social, gênero ou condição financeira. A gente só precisa dar o primeiro passo, apesar de todas as consequências.
Com amor,
Simara Rodrigues
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."
ResponderExcluir(Aristóteles)
Muito bacana saber de sua trajetória! Nos inspira a seguir, insistir e persistir!
Olá, que boa notícia saber que minha história pode contribuir com a sua trajetória. É isso aí, seguir com coragem e amor no coração!
ResponderExcluirAdorei sua trajetória de vida Simara, precisamos persistir sempre, afinal nada vem fácil e quando vem, perde um pouco o brilho. Essa sua história, pontuada com dificuldades, me deu força para continuar na nossa profissão que eu amo, mas ando um pouco desanimada, pois estou desempregada, mas bola pra frente! E não concordei com a parte que você diz que nunca foi uma referência de beleza, pois acho você muito linda.
ResponderExcluirProf! (minha eterna prof) sempre que estou desmotivada e profundamente desapontada com algumas pedras que vez ou outra surgem na nossa profissão, venho ao seu blog buscar inspiração e força. Confesso que gostaria de ter a mesma paixão, ânimo e determinação que a senhor, mas sigo tentando!Outra coisa, não pare nunca de postar aqui no blog, tá?! rsss
ResponderExcluirQue linda trajetória e história inspiradora! =)
ResponderExcluirParabéns pela trajetória, Simara!
ResponderExcluirQue inspiração, minha referência profissional, sem dúvidas!
ResponderExcluir