Sempre gostei de organizar Coffee break nos eventos corporativos das empresas que trabalhei, o que modéstia a parte, me rendeu muitos elogios e trouxe visibilidade para o meu trabalho. Lembro-me, com muito carinho, de uma época que assessorei um expatriado e tínhamos uma lista de "exigências" de melhores práticas do que podia e não podia, o que incluía - pasmem - corte de frutas em lamina. Para alguns soava como soberba e falta "do que fazer" Para mim, uma oportunidade singular para aprender sobre sofisticação, bom gosto e etiqueta.
Algumas pessoas pensam que organizar um Coffee break significa ligar na lanchonete do prédio e encomendar pão de queijo, coxinha frita e suco, mas não é. Embora pareça uma atividade simples , a organização de um Coffee break pode falar muito sobre você, destacando seu bom gosto, cuidado, zelo e planejamento. Isso, sem deixar de mencionar que o Coffee break também influencia na imagem que os participantes levarão do evento.
Veja algumas dicas, surpreenda seu cliente e prepara-se para os elogios. E lembre-se não é porque uma atividade é simples que precisa ser simplista. Continuo acreditando na máxima: Não há nada mais medíocre que contentar-se com o bom, busque sempre o melhor!
Montagem da mesa - Reserve duas mesas: uma para as bebidas (café, chá, chocolate quente, água, por exemplo) e outra para as comidas. Escolha toalhas claras - elas deixa um ar de limpeza. Lembre-se de disponibilizar guardanapos.
Se a empresa tiver serviço de garçom oriente-o como montar a mesa e após a montagem faça um check list, dando o seu "toque final' e suas considerações.
Alimentos naturais - Atualmente as pessoas têm se preocupado mais com a saúde e têm buscado alimentos saudáveis. Então, evite frituras, refrigerante e alimentos indigestos. Lembre-se que as pessoas estão em uma reunião. Portanto, opte por alimentos leves e saudáveis. Um bom Coffee break não precisa ter milhares de calorias para ser saboroso e proporcionar resultados positivos no público presente.
Aposte nas frutas - Frutas, além de saudáveis, decoram a mesa. Portanto, monte de uma mesa com frutas de fácil consumo. Morango e uva são boas sugestões. Outra proposta são potinhos individuais de saladas de frutas. Só tenha cuidado para não deixaram a salada "aguada demais". Certa vez, pedi salada de fruta e o fornecedor preparou com melancia. Não ficou legal essa combinação.
Tenha uma lista de fornecedores - Networking, como sempre é tudo! até para contratação de fornecedores. Foi em um café e gostou dos produtos, peça o cartão e verifique a forma de entrega, pagamento e etc. Crie um banco de dados de seus fornecedores. Oportunidade é isso: Estar sempre atento.
Evite frituras - Frituras são indigestas, deixam o ambiente com odor, não são saudáveis e deixam a mesa "pesada". Evite esses produtos em Coffee break. Opte por eles em coquetel volante, e olhe lá!
Horário certo:
Se o Coffee break for Entre 7h e 9h aposte em itens típicos de café da manhã, como pão de queijo e cereais. Entre 9h e 11h30: é possível servir itens mais “pesados” e com “cara de almoço”, como tortas salgadas e sanduíches mais incrementados. Das 15h em diante: aposte em opções salgadas e tortas doces.
Sugestão do que servir em um coffee break pela manhã
café
Mini sanduíches (com queijo e peito e peru)
Petit fours (salgados e doces) são ótimos, baratos e gostoso
Biscoitos e cereais
Frutas da época
iogurte
geleia
torradas
suco natural (aposte no clássico de laranja) -
chá (Twinings são os melhores)
pão de queijo (tamanho coquetel)
O que servir em um coffee break à tarde
Bolos diversos: fubá, chocolate, laranja, etc.
Mini pães doces de chocolate e creme
mini sanduíches com peito queijo, alface e tomate (adoro um que vende na casa dos biscoitos mineiros)
croissant (doce e salgado)
suco natural
café,
chá
gelatina
E como calcular a quantidade por pessoa?
Em linhas gerais, você não vai errar se calcular as quantidades da seguinte maneira:
Salgados: cinco porções por pessoa
Doces: três porções por pessoa
Frutas: uma porção por pessoa
Bebidas: 300 ml por pessoa.
Se a sua empresa tiver itens itens de copa - aposte em cestas, bandejas de porcelana, xícaras, mini pratinhos e talheres clássicos. Em alguns casos, vale a pena alugar e montar uma mesa mais requintada. Se a regra da empresa é utilizar tudo descartável, uma dica é negociar com os fornecedor que as louças sejam cedidas/emprestadas na contratação do Coffee. Negocie!
E por último, não esqueça dos vegetarianos. Hoje eles, na verdade nós, porque me incluo, fazemos parte significativa do mundo corporativo e também comemos. :)
Espero que as dicas sejam úteis
O que achou do post?
Deixe seu comentário.
Adorei, esse post do coffebreak
ResponderExcluirAdorei as dicas,eu tamém gosto de fazer Coffee break.
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirAdorei as dicas.
ResponderExcluir