Ao contrário de muitos, não guardo boas lembranças da minha infância. Fui criada em uma vizinhança altamente hostil, em que poucos tinham acesso a educação, saúde e saneamento básico. As lembranças que tenho mais presentes da minha infância são minhas bonecas de espiga de milho, feitas pela minha avó e os 3 km de matagal que atravessava todas as manhãs, a pé, para ir a escola.
Minha mãe, o ser humano mais incrível que conheço, sempre dizia que precisava estudar para "ser alguém". Sua afirmação certamente vinha de sua bagagem de vida, das dificuldades em criar uma filha sozinha e a pouca escolaridade. Sempre que penso em trabalho árduo, é sua imagem que me vem a cabeça. Com minha mãe trabalhando cerca de 16 horas por dia, tive que aprender desde cedo a "me virar sozinha". E foi assim que busquei me espelhar em pessoas que "eram alguém" na vida.
Ao longo de todos esses anos tento carregar comigo a melhor parte das pessoas que passam pela minha vida porque acredito que somos a soma de nossas relações, assim como acredito em habilidades indispensáveis. E foi na fase adulta que essa habilidade aflorou e paulatinamente tenho aprendido com minhas relações. Em minha opinião, algumas características que nos transformam em alguém melhor são:
Elegância - tenho amigas que na infância tiveram aula de etiqueta o que as tornou verdadeiras princesas na fase adulta. Comigo, evidentemente, não foi o mesmo. Já adulta tive a oportunidade de conviver com pessoas altamente elegantes e foram elas, inconscientemente, minhas mentoras. Sempre observei e observo muito e pra mim nada mais elegante do que alguém que saiba falar, se comportar, respeitar o próximo e agir com simplicidade e bondade. Tenho em especial três referências: uma amiga, que conheci no trabalho, uma ex-chefe e a esposa de um chefe. Portanto, não importa de onde você veio e as condições em que foi criado. Espelhe-se em pessoas melhores do que você. Quando digo melhor não refiro-me a condição financeira, mas a caráter e humanidade. Ser elegante é ser leve, é ser gente.
Bondade - cerque-se de pessoas positivas, que praticam o bem. Meu chefe sempre diz que as duas coisas mais importantes na vida é fazer o bem e ser feliz e eu acredito nessa máxima.
Espiritualidade - busque conviver com pessoas espiritualizadas, independente de sua religião. fortaleça suas crenças e sua fé mesmo que esteja vivendo o pior cenário.
Inteligência - adoro meus encontros com uma amiga jornalista. Ela tem 56 anos e sempre que nos encontramos vou embora melhor do que cheguei. Sempre levo comigo dicas de livros, de boa música, de viagens, de experiências e novos conteúdos. Conversar com ela é tomar um banho de civilidade, simplicidade e sofisticação.
Competência - não seja uma dessas pessoas que acha que já sabe tudo. Cerque-se de pessoas que buscam a excelência em tudo que se propõem a fazer, são elas que vão te motivar e ensinar.
Referência - espelhe-se em pessoas que são referência de vida e busque a excelência, não por inveja mas por admiração.
Força - Cerque-se de pessoas fortes, determinadas e idealizadoras. São elas que nos motivam em nossa caminhada.
Generosidade - tenho uma amiga que costumo brincar, com todo respeito e carinho, que ela é irmã gêmea da Madre Tereza de Calcutá. Outro dia precisei de uma grande ajuda, dessas que você só pede a um irmão, e ela não titubeou. Quando fui agradecer ela disse: "estender a mão a uma amiga me coloca mais próxima da minha missão". Em um dos exercícios que pratico na meditação é solicitado que eu comece pensando em alguém que realmente admire e goste. Alguém que me inspira e me faz bem. O exercício consiste em visualizar esta pessoa, sentir sua presença e dizer frases de compaixão e amor para esta pessoa. Geralmente, este exercício eu dedico a ela. De fato, a generosidade nos deixa mais próximo do divino.
Pessoas positivas - Procure conviver com pessoas que ao ver um copo d'água pela metade sempre terão a imagem de um copo meio cheio e nunca meio vazio. São elas que incentivarão seu subconsciente.
E por fim, nunca esqueça suas origens. Seja grato as oportunidades que a vida lhe proporciona e lembre-se que nada é permanente.
Penso que se não tivesse vindo de onde vim não teria tanta gratidão a vida, a Deus e a minha mãe. A gratidão, pra mim, é o pilar para uma vida mais feliz, leve e realizada. Cada experiência é uma lição valiosa.
Uma ótima semana
Simara Rodrigues
Adorei!
ResponderExcluir