quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como obter o Registro Profissional

REGISTRO NA SRTE – SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO (Antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho)

A profissão de secretariado é regulamentada pelas leis 7.377 de 30/09/85 e 9.261 de 11/01/96. Nestas leis estão descritas as atribuições mínimas, que variam conforme o porte da empresa, ramo de atividade, etc. Para exercer estas atribuições é preciso ter o registro na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Você pode obter um registro provisório, com o certificado de conclusão do curso de Técnico em Secretariado ou Superior em Secretariado (tecnólogo ou bacharel) - validade de um ano. Após um ano de formada você só consegue tirar o registro definitivo, com o diploma do curso Técnico ou Superior em Secretariado, ou ainda por tempo de serviço (36 meses até a data da Lei 7.377, de 30/09/85).

O registro é obtido diretamente na SRTE-Superintendência Regional do Trabalho (órgão do Ministério do Trabalho) e em algumas Gerências Regional. Não há custo.

Procedimento:

1º) - Solicitar o registro pelo site: http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam (este site muitas vezes apresenta problemas, quando isto acontece, você pode ir direto na SRTE, para fazer o agendamento). Atenção a lista de documentos que aparece neste site, para impressão. Ela não está completa. Sugerimos seguir a lista que apresentamos abaixo.

2º) - Fazer o agendamento pelo site: http://saa.mte.gov.br/ Em algumas Gerências Regionais não é preciso fazer o agendamento. Verifique o endereço mais próximo no site: http://portal.mte.gov.br/postos/

- O envio dos documentos a SRTE, no dia agendado, para obtenção do registro pode ser feito por portador, desde que o mesmo leve procuração com firma reconhecida. Veja o modelo

Relação dos documentos (toda cópia deve estar acompanhada dos respectivos originais)

- cópia simples da Cédula de Identidade, CPF e PIS.

- cópia simples da CTPS - página da foto e da qualificação civil.

- cópia do Diploma do curso técnico ou superior em Secretariado (se não tiver diploma a SRTE emitirá registro provisório com validade de um ano. Neste caso levar certificado de conclusão com data da colação de grau e histórico escolar).

- número do GDAI-Gestão Dinâmica de Administração Escolar(apenas para o registro como Técnico em Secretariado - este número é obtido na Secretaria da Escola da nível técnico).

- Comprovante de residência.

FONTE: 
http://www.sinsesp.com.br/secretariasos/obter-srte


7 comentários:

  1. Olá! Eu possuo o registro provisório e gostaria de receber o definitivo.
    O procedimento para o definitivo é o mesmo do provisório?
    Grata desde já,
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode me ajudar ? Quero meu registro peguei meu diploma nivel superior mais estou perdida ..... onde faço?

      Excluir
    2. Bom dia como faço para conseguir o registro provisório

      Excluir
  2. Boa tarde,conclui o curso tec.secretariado em 96,mas,nunca exerci a profissão.Agora estou enteressada em trabalhar na área como funciona esses registros?Tem anuidade tem taxas pra pagar?

    ResponderExcluir
  3. Oi formei em Secretaria executiva graduada, minha colação ficou suspensa por conta da pandemia seria em Março 2020 agora estou aguardando me chamar, será por gabinete e quero obter meu registro sendo que no meu caso é nível superior, tem algum telefone que possa esclarecer minhas dúvidas sou do Rio de Janeiro estou super ansiosa para obter meu registro

    ResponderExcluir
  4. Olá nao tenho curdo de Secretariado mas gostaria de fazer, como eu faço?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostaria de saber se há diferença no registro de técnico em secretariado e secretariado executivo.
    Eu já sou técnica em secretariado e estou finalizando o tecnólogo em secretariado executivo. Deverei tirar outro registro? Agora como secretaria executiva?

    ResponderExcluir