Percebo grande preocupação dos meus alunos com relação a fluência de outros idiomas, em especial, o inglês para atuar na área de Secretariado. Alguns, inclusive, acreditam que o sucesso depende apenas dessa habilidade.
Entretanto, tão importante como dominar outros idiomas é saber - ler, escrever e falar - a língua mãe. Isto é, uma habilidade não deve invalidar a outra e a língua portuguesa não deve ser deixada para 2o plano.
abaixo, compartilho artigo publicado na site da INFO que destaca os universitários com melhor e pior desempenho em português, e infelizmente, o curso de Secretariado Executivo ficou em 3o lugar na lista de pior desempenho em ortografia. Os números são preocupantes, o que requer atenção especial.
Quatro em cada dez universitários são barrados em seleções para estágio por causa de erros de ortografia. A informação vem do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube) que reuniu dados de desempenho nos testes de português de mais 7 mil candidatos, ao longo do ano passado.
Entre os estudantes do ensino superior, a média de reprovação chegou a 40,3% em provas na forma de ditado com 30 palavras. Os jovens precisavam acertar a escrita de palavras como, por exemplo, "seiscentos", "escassez", "artificial", "sucesso", "licença" e "censura". Quem errasse a grafia de mais de 7 vocábulos era reprovado no teste.
Segundo a analista de treinamento do Nube, Rafaela Gonçalves, cursos com vestibulares mais concorridos tendem a ter alunos mais preparados, de uma forma geral. "Os alunos têm que se aplicar mais aos estudos e ler muito para conseguir entrar", diz. Mais leitura, aliás, é a dica de Rafaela para quem não quer fazer feito na escrita.
Veja, a lista completa dos cursos com alunos de melhor e pior desempenho em ortografia, segundo o Nube:
1º curso com mais aprovados
Engenharia de Controle e Automação (87,5% de aprovação)
2º curso com mais aprovados
Engenharia Química (82% de aprovação)
3º curso com mais aprovados
Medicina Veterinária (79% de aprovação)
4º curso com mais aprovados
Química (77% de aprovação)
5º curso com mais aprovados
Nutrição (76% de aprovação)
1º curso com mais reprovados
Pedagogia (86% de reprovação)
2º curso com mais reprovados
Moda (75% de reprovação)
3º curso com mais reprovados
Secretariado Executivo (69% de reprovação)
4º curso com mais reprovados
Engenharia civil (68% de reprovação)
5º curso com mais reprovados
Arquitetura e Urbanismo (64% de reprovação)
Percebo grande preocupação dos meus alunos com relação a fluência de outros idiomas, em especial, o inglês para atuar na área de Secretariado. Alguns, inclusive, acreditam que o sucesso depende apenas dessa habilidade.
Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/os-universitarios-com-melhor-e-pior-desempenho-em-portugues.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário