Ontem, em sala de aula falávamos sobre os diversos perfis de gestores que podemos encontrar no mundo corporativo e o grande desafio de atuar em parceria com essa antiga “fera”: nosso chefe.
Fazendo uma reflexão sobre o tema percebo que nesses 14 anos atuando na área de Secretariado tenho tido a oportunidade de me relacionar com diversos perfis, cada um com sua particularidade. Observo que com todos, absolutamente todos, aprendi algo e cada um deles tem um papel relevante na minha história.
A verdade é que a gente não veio nessa vida à passeio. Por isso, ser aprendiz no Secretariado deve ser um estilo de vida, assim como não tenho dúvidas que todos nós temos algo a oferecer. E mesmo quando nos deparamos com chefes que não aprenderam a ser bons chefes, não podemos nos isentar de sermos bons subordinados.
Vale destacar que nessa jornada vamos admirar uns e outros não. Talvez admiremos uns mais e outros menos. Mas a lição que deve prevalecer é que em todas essas relações temos a oportunidade de aprendizado. Ainda que seja para validar o que não queremos para nossas vidas.
Portanto, minha dica é que em cada relação, e principalmente na relação entre Secretário e Executivo, haja o desejo de aprendizagem continua. Se essa relação vai ser duradoura ou não, só você poderá responder.
Perceba que nessa estreita relação formada entre Secretário e Executivo também é possível encontrar um “mentor/Herói”, aquela pessoa que irá te inspirar, que você vai admirar e desejar aplicar as lições aprendidas em sua própria vida e carreira. Será aquela pessoa que você pensará: “Quando crescer quero ser igual a ele (a). “
Certa vez Jack Nicholson disse “O único momento em que você não aprende nada é quando está morto”. Pura verdade! Portanto, aproveite essa estreita relação e desenvolva vantagens competitivas. Se seu chefe for da área de vendas, por exemplo, ele certamente terá ótimas lições sobre negócios, clientes, estratégias e mercado. Se for da área de planejamento você terá a incrível oportunidade de conhecer sobre os aspetos relacionados e assim acontecerá em qualquer segmento.
A verdade é que somos formados pelo meio que vivemos, pelas revistas e livros que lemos, pelos programas que assistimos e principalmente pela forma que temos de converter tudo em aprendizado e é exatamente isso que diferem as pessoas: A capacidade de encontrar oportunidades em toda e qualquer situação.
E você? O que tem feito?
Tenham uma ótima semana,
Simara Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário