"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo" Joseph Addison
Lembro-me que houve um tempo em que a leitura para mim era uma tortura. Quase um processo punitivo, quando o professor indicava uma determinada leitura como tema de prova, por exemplo.
Minhas desculpas eram as mais variadas: Sentia enjoo, dor de cabeça, sono, fadiga ou simplesmente dizia que o livro não era "interessante".
Hoje, não consigo ficar um mês sem ler ao menos um livro. O que avalio nesse processo individual é que a primeira coisa a se pensar é: Leitura não é obrigação, mas prazer. Por isso, o primeiro passo é encontrar assuntos que o interessem. Nesse momento, nada pode ser descartado, isto é, você não precisa achar que deve começar por livros clássicos, de 500 páginas e metódicos, isso, só irá desmotiva-lo.
Outra dica, e essa é a minha preferida: Tire uma tarde, por exemplo, para "curtir" uma livraria. Em Brasília, eu sugiro a Livraria cultura, por vários aspectos, entre eles o Ambiente agradável, ótimo atendimento e acervo, entre outras vantagens. Na ocasião, escolha alguns livros, sente-se - com calma - leia um pouco sobre o tema, sobre o autor e sobre as opiniões descritas. Aceite também sugestões de amigos, professores, revistas, blogs e dos próprios autores.
E por fim, outra dica infalível é: Observe o que seu chefe lê, fique atento e mesmo que não tenha ideia do que seja, se permita. Tive e tenho grandes surpresas.
Ok, Simara, mas livro é muito caro.
Então respondo: Quem quer faz e quem não quer arruma uma desculpa e é nesse sentido que deixo a indicação de uma livraria Sebo virtual fantástica que conheci recentemente!
Simara Rodrigues
Simara
ResponderExcluirGostaria de contar com sua ajuda. Sou um Professor e Biólogo que se aposentou por laudo médico. Mas desejo disponibilizar imagens e textos a alunos, professores e curiosos em geral, para continuar, de alguma forma, instruindo. Se puder visite o Ver de Vida.
Que a sua jornada seja iluminada e feliz.
Cláudio.